5 de novembro de 2012

Primavera florida de golfinhos

Filhote de boto-cinza (Sotalia guianensis)

Na Baía da Babitonga a primavera é a estação do ano em que é registrado o maior número de filhotes recém-nascidos, tanto de toninhas (Pontoporia blainvillei) quanto de botos-cinza (Sotalia guianensis). Eles podem se reproduzir ao longo de todo ano, porém nesta estação há um pico na reprodução.

Filhote recém-nascido de toninha (Pontoporia blainvillei)



Filhote recém-nascido de boto-cinza acompanhado da mãe


A gestação destes animais é lenta, levando entre 10 e 11 meses. Os filhotes são totalmente dependentes da mãe até os oito meses de idade e alimentam-se exclusivamente do leite materno até cerca de 4 meses de idade. A partir de então aprendem a capturar suas presas e, depois dos 8 meses, se tornam independentes. Em geral, os golfinhos geram um filhote a cada dois anos.
Indivíduo jovem de toninha acompanhado da mãe

Na última semana a toninha Babi, capturada e marcada com um transmissor satelital no ano passado, foi avistada pela equipe do Projeto Toninhas com um pequeno filhote. A pequena marca deixada pelo transmissor na nadadeira dorsal permitiu sua identificação.
Na mesma semana foram avistados três filhotes recém-nascidos de boto-cinza acompanhados de suas mães. Eles possuíam pregas fetais, que são marcas verticais ao longo do corpo: são como as “rugas” dos recém-nascidos. Estas marcas indicam que o nascimento ocorreu há poucos dias.
Filhote recém nascido de boto-cinza, com as pregas fetais, acompanhado da mãe

As mães destes quatro filhotes possuíam marcas na nadadeira dorsal, o que permitirá à equipe do projeto identifica-los e monitora-los ao longo do tempo. Desta forma, será possível acompanhar o desenvolvimento destes filhotes. O registro de filhotes recém-nascidos é uma das únicas formas de identificar o sexo de golfinhos adultos, nos dando a certeza de que aquele indivíduo é uma fêmea.
Filhote de boto-cinza acompanhado da mãe

A equipe realiza saídas semanais para monitoramento e acompanhamento de toninhas e botos-cinza na Baía da Babitonga.