17 de dezembro de 2012

Cada bicho no seu buraco!


Filhote de coruja-buraqueira

A coruja-buraqueira (Athene cunicularia) é a única espécie de coruja no Brasil que possui hábitos diurnos, ou seja, realiza suas atividades como alimentação e reprodução durante o dia. As corujas em geral são ativas durante a noite. Ela possui este nome porque seus ninhos são feitos em buracos no chão. Sua plumagem é marrom com pintas brancas e seus olhos são amarelos. Nesta época do ano é comum encontrar filhotes de coruja-buraqueira próximos ao ninho. Eles possuem a plumagem com poucas pintas e parecem estar despenteados.

Filhotes de coruja-buraqueira perto do ninho


A coruja buraqueira pode ser encontrada em campos naturais, pastos e restingas, sendo facilmente avistada. A restinga é um ecossistema costeiro caracterizado pela vegetação que cresce ao longo do litoral, sobre a areia. É um local que está sujeito a muito impactos, já que estes ambientes próximos às praias são muito visados para construção de casas, ruas e bares, e muitas pessoas estacionam o carro sobre a vegetação, jogam lixo no local e também caminham por cima da vegetação para chegar na praia, comprometendo este importante ambiente.
Restinga da Praia Grande

Como qualquer outro animal, a coruja-buraqueira precisa de sossego para viver, se alimentar e cuidar de seus filhotes. É bom lembrar que, enquanto vamos a praia para nos divertir, esta é a casa deste animal, que está ali realizando suas atividades, então precisamos respeitar. Nunca devemos nos aproximar de um ninho, pois ninguém gosta de ser incomodado quando está quieto em casa, certo? Ainda mais quando tem filhotinhos! Além disso, quando as corujas se sentem ameaçadas elas podem atacar.
Coruja-buraqueira com seus filhotes

Uma dica importante é a de que nunca devemos destruir a restinga, pois além de servir de casa e alimento para vários animais, ela tem um papel fundamental na estabilidade da linha de costa, amortecendo as ressacas.
Vamos preservar, respeitando cada espécie!

Coruja-buraqueira adulta