2 de outubro de 2013

Praticando a Arte da Conservação!


Com a finalidade de incentivar a produção do artesanato da conservação, o Projeto Toninhas, realizado pela Univille, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, organizou o curso: “Artesanato da Conservação: Confecção da Fauna em Feltro”.

A ministrante do curso, Suzana Camargo Reis, participa do GAB – Grupo de Atesãs da Barra, de Rio Grande, Rio Grande do Sul. O GAB é um grupo composto por artesãs da comunidade de pescadores da 4ª Secção da Barra que reproduzem a fauna da região. Através de artesanatos em tecido, crochê e biscuit o grupo busca valorizar e divulgar a necessidade de conservação das espécies locais, gerando trabalho e renda. O GAB recebe o apoio do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental e da NUDESE – Núcleo de Extensão da FURG.


Um grupo de 18 artesãs de São Francisco do Sul participou do curso de 16 horas, aprendendo a produzir artesanalmente a toninha e outros animais da fauna local em feltro.

O Projeto Toninhas organizará mais 3 cursos, todos voltados ao artesanato da conservação. Agradecemos a participação dos artesãos de São Francisco do Sul e em especial, a ministrante do curso, Suzana, pela sua dedicação, atenção e paciência!!


“A iniciativa foi excelente. A troca de experiências foi muito proveitosa.”

Artesã participante do curso