31 de janeiro de 2014

Sobrevoando a Babitonga pelas toninhas!



Conhecer a abundância de uma espécie em um determinado local, ou seja, o número de indivíduos, é muito importante para sua conservação. O Instituto Aqualie, parceiro do Projeto Toninhas/UNIVILLE, realiza há vários anos sobrevoos para  estimar a abundância de diversas espécies de cetáceos. Neste trabalho, o número de animais é quantificado ao longo de rotas pré-estabelecidas e as informações são analisadas por meio de programas estatísticos. A toninha é uma das espécies estudadas.

Com o objetivo de melhorar as estimativas de abundância de toninhas ao longo da costa, desde o dia 20/01 o Instituto Aqualie e o Projeto Toninhas/UNIVILLE estão desenvolvendo uma pesquisa na Baía da Babitonga. Utilizando um helicóptero e duas embarcações, as equipes pretendem avaliar a visibilidade das toninhas pelos pesquisadores a partir de um avião, permitindo assim corrigir os modelos matemáticos que estimam o tamanho das populações de toninhas. O trabalho se estende até o dia 31/01/14.


Em 2011, o Projeto Toninhas e o Instituto Aqualie realizaram outro trabalho em conjunto na Baía da Babitonga. O objetivo neste caso também foi melhorar as estimativas de abundância, mas neste caso o método foi utilizado simultaneamente por um avião e duas embarcações. O trabalho  foi um sucesso e gerou dados que permitiram aprimorar a qualidade das estimativas de abundância de toninhas para todo o litoral brasileiro.



Aprimorar o conhecimento sobre a abundância de toninhas na Baía da Babitonga e no litoral brasileiro é fundamental para a conservação desta espécie ameaçada de extinção.