28 de fevereiro de 2014

MARAtoninha da Limpeza


A MARAtoninha da Limpeza é um projeto de educação ambiental voltando para conservação das Toninhas. Esse projeto teve início a partir da Maria Moreira, moradora do estado do Rio de Janeiro. Ela participou de um concurso promovido pelo Jornal O Globo, onde os leitores eram convidados a criarem uma logo baseada no tema, MAR LIMPO É MAR COM TONINHA!
A partir desse concurso e com o apoio da Coca-Cola Brasil, Instituto Coca-Cola Brasil e Coletivo, que forneceram as camisetas, da Leão Alimentos e Bebidas que doaram bebidas, da Tetra Pak que produziu 20 mil folders e do quiosque K08 que gentilmente cedeu suas instalações, no dia 15 de setembro de 2013, aconteceu a primeira MARAtoninha da Limpeza na Barra, coincidindo com o Dia Mundial De Limpeza de Rios e Praias e foi um sucesso!
Foram distribuídas duzentas camisetas e limpadas as areias da praia da Barra. O público foi alertado quanto aos efeitos nocivos do lixo sobre as Toninhas, a necessidade de reduzir o lixo, a importância do descarte inteligente desse lixo visando a reciclagem e o indispensável papel das cooperativas voltadas para esse fim.
Este ano a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abraçou o Projeto de Educação Ambiental MARAtoninha da Limpeza. Ao longo do ano, com o apoio da Leão Alimentos e Bebidas, Tracer Tag e K08, a MARAtoninha da Limpeza percorrerá as praias da Zona Sul, iniciando pela praia do Leblon, seguindo posteriormente pelas praias de Ipanema, Copacabana e Leme.
O Projeto Toninhas patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental apoia esta ideia.

“Quero tocar o coração dos cidadãos criando uma empatia com as questões conservacionistas relacionadas a espécie e assim alavancar a campanha pela sobrevivência das Toninhas.” Maria Moreira