22 de fevereiro de 2018

Projeto Toninhas participa de encontro com pescadores na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca



Em uma atmosfera de diálogo e entendimento ocorreu, nessa terça-feira (20), uma reunião de lideranças da pesca artesanal da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA-BF). O Projeto Toninhas participou desse encontro falando sobre a ampliação das ações de conservação da toninha no litoral sul de Santa Catarina. 

O Projeto Toninhas participou do encontro entre gestores da APA-BF e lideranças pesqueiras sobre o plano de manejo.

Entre os assuntos em pauta estavam propostas e recomendações relativas a pesca artesanal para o plano de manejo da APA-BF.  Esse foi o último encontro de uma série de 13 reuniões com pescadores artesanais para pensar de forma conjunta a problemática da pesca dentro dos limites da unidade de conservação. O plano de manejo é o primeiro passo na gestão de uma unidade de conservação, sendo construído em um processo participativo com os usuários.

O chefe da APA-BF, Cecil Roberto Brotherhood de Barros menciona a importância do encontro como um ponto chave na estruturação do plano de manejo. “Além do contato entre diversos pescadores, associações, colônias, entidades e lideranças na discussão de assuntos comuns a eles no território da APA, construímos uma série de propostas a serem levadas para a discussão do conselho da APA, na próxima oficina do Plano, entre 16 e 19 de abril” esclarece o gestor.

Barros completa dizendo que o desafio do plano de manejo é justamente esse: “construir propostas de consenso entre os diversos setores envolvidos, desenvolvendo acordos sociais que permitam a existência de um plano de manejo sólido”.

Nos próximos meses, outros setores ainda serão consultados. O Projeto Toninhas vai acompanhar o processo de estruturação do Plano de Manejo da APA-BF, realizando pesquisas sobre a toninha em mar aberto e contribuindo na formulação de diretrizes pró-conservação da espécie.

O Projeto Toninhas é realizado pela Univille Universidade e conta com #patrocínioPetrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O gestor da APA-BF, Cecil Barros apresenta a pescadores a linha do tempo da elaboração do Plano de Manejo.

 

APA-BF


A Área de Preservação da Baleia Franca é uma unidade de conservação federal no estado de Santa Catarina. Sua proteção abrange uma área de 156 mil hectares, 130 km de costa marítima, cobrindo nove municípios, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão. A criação aconteceu em 14 de setembro de 2000.