2 de abril de 2018

Maior painel brasileiro da vida marinha é pintado no Projeto Toninhas/Univille


Alexandre Huber supera sua marca e cria mural com cerca de 270m² retratando a fauna marinha do litoral catarinense em São Francisco do Sul

O artista plástico de reconhecimento internacional, Alexandre Huber, está finalizando a pintura de um mural de aproximadamente 270 m² na Univille, em São Francisco do Sul. O painel retrata em tamanho real animais da fauna marinha catarinense. 

Lobo-marinho, baleia franca, peixe-lua foram alguns dos animais retratados por Huber. (Foto: Projeto Toninhas/Univille)

A pintura acontece no prédio da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, onde opera uma das bases do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS). Lobos-marinhos, a tartaruga-verde e tartaruga-cabeçuda, o boto-cinza e aves, como o pinguim, a gaivota e o albatroz, compõe o painel, que também traz referências do ambiente costeiro, como o manguezal e o costão rochoso. A toninha, estrela principal do Projeto, ganha um espaço especial, figurando na entrada do Espaço Ambiental Babitonga (ESAB), local onde são realizadas diversas atividades de educação ambiental e que fica junto ao prédio da Unidade de Estabilização. O ESAB já recebeu mais de 42 mil visitantes, que puderam conhecer o museu, a trilha ecológica e as ações do Projeto Toninhas, que conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Membro da Ocean Artist Society (USA) desde 2015, o artista plástico já criou mais de 50 painéis em todo país, sendo que seu recorde havia sido registrado no Balneário Piçarras, também no estado catarinense, com uma pintura de 210 m². 

Os cetáceos, como boto-cinza, boto da tainha e as toninhas tiveram destaque. (Foto: Projeto Toninhas/Univille)

Huber comenta que o trabalho tem sido intenso, mas recompensador. “Atingir um marco como esse me deixa muito feliz, mais ainda por estar ao lado de profissionais responsáveis e engajados como os do Projeto Toninhas. Estou honrado em fazer parte da luta pela conservação do mamífero marinho mais ameaçado da costa brasileira. É nossa missão proteger as toninhas para evitar o risco da sua extinção,” declara o artista, que completa dizendo que sempre buscou que sua arte tivesse uma função socioambiental.
Alexandre Huber vem ao Projeto Toninhas em caráter voluntário. A tinta e os materiais de pintura serão disponibilizados pelos apoiadores do artista, Tintas Eucatex, Telas e Acessórios Souza, Tigre e Wimpel. Além das atividades artísticas e educativas, que se encerram no dia 26 de março, Huber participará de um passeio pela Baía Babitonga para conhecer de perto a única população tipicamente estuarina de toninhas no Brasil.

Para mais informações, acesse: www.projetotoninhas.org.br

Acompanhe também o Projeto Toninhas nas mídias sociais: Facebook; Instagram; Twitter e YouTube